Casa no Pinhal do General

15PVS - Ortofotomapa cópia

“Apesar da rede viária acompanhar a topografia do local onde o lote se localiza, a topografia interior resulta de uma plataforma relativamente plana que se desenvolve a partir da cota mais alta, junto à Avenida 5 de Outubro, e que culmina com um pequeno talude com cerca de 1m a Nascente. Esta situação proporciona que o terreno se eleve sobre o nível do arruamento previsto para a Rua Maria Lima Cruz, gerando uma incompatibilidade relativamente ao acesso automóvel ao interior do lote previsto no plano de loteamento.”

2015-01-21 13.19.18

“Devido às características morfológicas do terreno, e de forma a cumprir o estipulado no Projecto de Loteamento sem no entanto ter uma fachada nascente demasiado proeminente, optou-se por implantar a habitação a uma cota intermédia (cota de soleira – 74,67m) entre a cota máxima do lado confinante com a Av. 5 de Outubro (75,30m) e a cota mínima do local de entrada no lote (73,60). Uma vez que o local de implantação se situa num pequeno promontório, pretende-se que a casa não se imponha sobre o restante edificado, mas que ao invés, sirva de elemento charneira entre as cotas altas e baixas das zonas confinantes ao lote. A escolha da cota de soleira também se prendeu com a intenção de encaixar o fogo a uma cota inferior à da avenida, de forma que as relações entre o interior e o exterior fossem mantidas de uma maneira mais directa com o jardim resultante entre a casa e o muro confinante com a via pública e lotes vizinhos.”

AlcN

AlcS

AlcO

“A tentativa de adaptar a construção à topografia local reflete-se não apenas na cota de soleira e plataformas que acompanham o desnível da rua, como na volumetria da construção em si. A cobertura, apesar de plana, terá sempre uma pendente de aproximadamente 3%, pendente essa que se encontra no sentido longitudinal da construção principal. Ao invés de se disfarçar o desnível, optou-se por assumi-lo nos alçados da habitação, acompanhando estes, a inclinação da cobertura, que se aproxima do declive existente na Rua Maria Lima Cruz.”

Data de projecto  

02/2015

Fase actual

Licenciamento

Equipa:

Duarte Almeida – arquitectura

SPM engenharia – projectos de especialidades

Futureng – projecto de estabilidade